sábado, 7 de janeiro de 2012

Bem Casados


Começando o ano com muito romantismo no ar! Hoje decidi deixar o amor fluir por todo o meu ser... Por esses dias li um texto muito interessante que dizia que o "Amor é uma decisão, não um sentimento"... Partindo deste princípio, resolvi abrir meu coração novamente e deixar o sol entrar, secar todas as feridas e guardar só o que for bom! 
Com a participação especial de Dona Vera, minha mami linda, aprontamos bem casados pra começar o ano bem docinho com muitos coraçõezinhos de açúcar!
O bem casado é um doce bastante peculiar, sua massa é muito macia e seu recheio normalmente de doce de leite é de se comer rezando! Geralmente essa iguaria dos deuses é servida no final das festas de casamento para trazer sorte aos noivos. O mais surpreendente desses docinhos de origem portuguesa é a forma como são feitos e o resultado conseguido. Eles ficam tão delicados e sutis, parecem que são feitos por mãos de anjos, tamanha delicadeza e meiguice, quando na verdade basta colocar todos os ingredientes 
na batedeira e aguardar 15 minutos! São tão tão tão misteriosos que se fazem por si só... assim como um lótus crescendo da escuridão do lodo para a superfície da água.



Bem Casados

O que vamos precisar...


Para a massa:

2 xícaras de farinha de trigo 
1 xícara e meia de açúcar refinado
2 colheres de sopa de amido de milho
8 ovos inteiros (peneirar as gemas!)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha




Para a calda:


2 xícaras de açúcar refinado
1/2 xícara de leite fervido
1 colher de sopa de essência de baunilha
açúcar de confeiteiro para polvilhar


Para o recheio:


1 lata de leite condensado


Antes de qualquer coisa, vamos colocar a lata de leite condensado na panela de pressão. (Nessa parte que entra a Dona Vera, morro de medo da panela de pressão que pra mim é sinônimo de bomba prestes a explodir! rsrsrs). Se a latinha tiver rótulos de papel, retire-os (se a impressão for direto no alumínio, não tem problema!). Coloque água até ultrapassar a lata em um dedo. Ligue no fogo baixo e deixe por 30 min. Quanto mais tempo cozinhar o leite condensado, mais escuro e consistente o recheio ficará, então essa parte fica a critério de cada um. Confesso que deixamos mesmo só os 30 min recomendados e obtivemos um resultado muito bom!

Coloque os ingredientes da massa na batedeira e deixe por 15 minutos até notar que aumentou o volume. Pasmem, é só isso! (colocar os ingredientes todos na batedeira e ficar espiando!). 

Unte duas fôrmas (a massa cabe em uma forma grande de 30x40cm e outra pequena) e coloque a mistura obtida, leve ao fôrno pré-aquecido a 180º e retire assim que ficarem fofinhos. A idéia dos bem casados é que fiquem branquinhos!


Prepare a calda misturando todos os ingredientes. Recorte a massa com cortadores do formato de sua preferência, fizemos coraçõezinhos! (fofos!!!)
Passe os docinhos já cortadinhos na calda e polvilhe o açúcar de confeiteiro e deixe-os secar por 30 min.


Bom, depois disso seu leite condensado já vai ter sido cozido na pressão (e virado um delicioso doce de leite!) então é só rechear os docinhos e ser feliz para sempre ou até durarem seus bem casados!!! ;)

(Rende 30 unidades)




2 comentários:

  1. Testado e aprovado!! simplesmente deliciosos e poéticos !!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado Analua!!!! Esses docinhos são mesmo muito poéticos, adorei sua descrição! bjs e bom fds! :)

    ResponderExcluir