quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Torta de Chocolate com Avelãs


Barulho de chuva no telhado, relâmpagos rasgando o céu, o cheiro da terra molhada, minhas plantinhas dançando ao vento agradecidas por tamanha benção.... Adoro essas chuvas de verão não pelo estrago que causam, mas pela renovação que vem sempre junto com elas!
Esse cenário é muito inspirador e dotado de ensinamentos que me faz lembrar uma passagem bíblica: 

"Num daqueles dias Ele subiu com os seus discípulos a uma barca. Disse Ele: 'Passemos à outra margem do lago'. E eles partiram. Durante a travessia, Jesus adormeceu. Desabou então uma tempestade de vento sobre o lago. A barca enchia-se de água, e eles se achavam em perigo. Aproximaram-se Dele então e o despertaram com este grito: 'Mestre, Mestre!  nós estamos perecendo!'. Levantou-se Ele e ordenou aos ventos e à fúria das águas que se acalmassem; e se acalmaram e logo veio a bonança. Perguntou-lhes, então: 'Onde está a vossa fé?'. Eles, cheios de respeito e de profunda admiração, diziam uns aos outros: 'Quem é este a quem os ventos e o mar obedecem?'. 
(Lucas cap.8 - versículos 22 a 25)

Depois da tempestade vem a bonança e que com ela venha também a sabedoria para um constante renascer.
Vamos à torta de chocolate com avelãs!  Essa foi a escolhida de hoje por dois motivos: primeiro porque sou uma chocólatra assumida! ;) ...e segundo porque o avelã é  considerado um receptáculo da sabedoria pelos antigos celtas.



Torta de Chocolate com Avelãs

O que vamos precisar...


Para a massa:

1 pacote de biscoito de maizena 
3 colheres de sopa de manteiga 



Para a calda:


1 xícara de água filtrada
2 xícaras de açúcar refinado
150g de avelã moídos



Para o recheio:


1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara de chocolate em pó


Para a cobertura:

chocolate granulado
raspas de chocolate


Inicialmente vamos bater os biscoitos de maizena no liquidificador até virar uma farofa, depois disso colocamos essa farofinha doce em uma tigela e acrescentamos as 3 colheres de manteiga, vamos amassar bem com as pontas dos dedos até conseguirmos uma massa homogênea que deve ser espalhada no fundo de um refratário untado com margarina e levada ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos.

Enquanto a massa está assando, iremos fazer a calda e para isso, basta colocarmos a água e o açúcar no fogo baixo e misturarmos até conseguir ponto de fio, depois disso acrescentamos os avelãs moídos e deixaremos esfriando. 

O recheio é a parte mais fácil, ainda mais pra quem já é craque em fazer brigadeiro, vamos  colocar o leite condensado e o chocolate em pó na panela e misturar até dar o ponto do brigadeiro (quando a mistura estiver soltando do fundo é sinal de que já está boa!) nesse momento podemos desligar o fogo e colocar o creme de leite misturando até conseguir uma textura homogênea.

O último passo é a montagem da torta, depois de retirada a massa do forno, iremos espalhar a calda de avelãs por cima, essa calda deve cobrir toda a massa de modo que os avelãs fiquem bem distribuídos por todo o fundo da torta. Feito isso, colocaremos o recheio de chocolate e para a cobertura basta espalharmos o chocolate granulado e as raspas de chocolate.

AVISO AOS CHOCÓLATRAS DE PLANTÃO: Essa torta deve ficar por pelo menos meia hora na geladeira para que o recheio fique com uma consistência mais durinha!

(Rende 12 pedaços)


Nenhum comentário:

Postar um comentário